Objetivo

Qualificar profissionais para efetuarem a gestão e a supervisão do canteiro de obras  bem como participarem do planejamento da obra.
Certificar profissionais - Encarregado de Obras e Mestre-de-obras - que atuam no mercado de trabalho e que comprovem possuírem as competências estabelecidas no perfil profissional de conclusão das referidas qualificações.

Requisitos de acesso

A inscrição e a matrícula no Curso de Qualificação Mestre-de-obras estão abertas a candidatos que, preferencialmente tenham concluído o ensino fundamental ou que comprovem a conclusão da 6ª série deste nível de ensino. Além disso, devem possuir experiência de 5 anos, no mínimo, como profissional de uma ou mais áreas relacionadas com a construção civil: pedreiro, encanador, armador, carpinteiro de formas, carpinteiro telhadista, pintor e instalador de placas de gesso acartonado ou eletricista; ou, ainda, experiência profissional em comando de equipes de trabalhadores da área da construção civil.

Perfil profissional

Participar do planejamento da obra e supervisionar a produção planejada, coordenando os trabalhos, criando condições seguras nas atividades desenvolvidas no canteiro de obras e controlando ações de preservação ambiental.

Desenvolvimento metodológico do curso

O perfil profissional foi estabelecido com base em metodologia desenvolvida pelo SENAI para o estabelecimento de perfis profissionais baseados em competências, tendo como parâmetro a análise funcional, centrando-se, portanto, nos resultados que o Mestre-de-obras deve apresentar no desempenho de suas funções. É fundamental, portanto, que a ação docente se desenvolva tendo em vista, constantemente, o perfil profissional de conclusão do curso.